terça-feira, 21 de junho de 2011

Crônicas de um Lugar Comum #2

“Apartamento 2/4 e 3/4 num bairro fechado, espaço gourmet, academia, salão de jogos, garage band, parque aquático... tudo isso dentro de uma reserva de mata atlântica no novo centro da cidade, a cinco minutos da praia, ao lado do principal shopping da cidade.
Utopia Garden, você merece esse sonho!
Estande decorado no local.”

- Olha Beto, olha! Vamos morar lá, é um ótimo lugar para as crianças, sem violência, sem mendigos, só gente da nossa classe! Beto, você está me ouvindo? Sim, como ia dizendo olha, a uma das melhores escolas da cidade fica apenas a 100m de lá! Beto, com os nossos salários unidos e um bom financiamento nós podemos sair desse lugarzinho horrível aqui no centro. Lugar degradado! Nos tempos de nossos pais isso aqui era bairro de luxo, acredita? Mamãe teve que vender metade das jóias dela pra comprar esse apartamento... Mas enfim! Beto, você não está me ouvindo, não é? Hein? Beto?
- Hã? Sim, estou ouvindo. Clara, meu amor, depois discutimos isso, sim? Vamos ver isso com calma, afinal você sabe como são esses novos apartamentos, verdadeiras celas tecnológicas. Nosso apartamento aqui é muito bom, dos antigos! Muito grande e espa...
- Mas Beto, você não entende! Ontem mesmo eu quase esbarrei com um mendigo na calçada aí em frente! Foi horrível! Ele fedia e lhe faltavam os dentes da frente! Você quer que seus filhos cresçam vendo esse tipo de coisa? Quer? E a padaria do Seu Manoel? Só ano passado foi assaltada umas cinco vezes!
- Três vezes, Clara. Três vezes.
- Você não quer mesmo sair daqui não é? Você nunca faz nada que eu te peço, nunca! Você quer me arrastar pra uma vida medíocre nesse centro velho!
- (Ah meu Deus, começou...) Deixe de besteira! Você sabe que esse papinho de “novo centro” é só embromação. Acaso TODOS os serviços vão migrar pra lá também? Você pensa que...
- Roberto, olhe como você fala comigo! Eu não sou nenhuma criancinha de três anos não! Eu sei o que vejo e ouço! Todas as minhas amigas dizem que...
- Ahh... as amigas, claro, claro, elas sabem tudo não é? Ahh, esqueci, elas trabalham em que mesmo?
- Olhe aqui, eu já te falei pra não falar nada das minhas amigas! Você se lembra daquela vez que...
E assim mais uma família feliz constrói seu futuro na civilização.

***

Uma semana depois, Roberto está na casa do irmão e Clara voltou para a casa da mãe. Os filhos? Vivendo uma vidinha de plástico na casa da avó materna, em outro bairro fechado, onde as garras da realidade ainda não penetram. Ruim pra eles, quando saírem desse casulo cor de rosa vão ser piores crianças crescidas que sua mãe.

Nenhum comentário: